COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA SAÚDE MENTAL - 10 de Outubro 2025
NA EB CASAL DOS APRÉSTIMOS
Os alunos da Escola Básica de Casal dos Apréstimos comemoraram a Semana da Saúde Mental participando em atividades promovidas pela equipa de Educação Especial, em articulação com o Serviço e Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Vasco Santana.
Decorreram sessões online de mindfulness, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância.
Após a participação na sessão de mindfulness os alunos tiveram a oportunidade de colaborar na construção de um cartaz coletivo, onde puderam expressar, através da escrita e de desenhos, a sua forma de lidar com a ansiedade.
As professoras de Educação Especial iniciaram a semana com a leitura/dramatização da história “Um Abraço”. A partir da história, lançaram um desafio a todos os alunos: pintar um molde de um braço de forma criativa, e ilustrar/escrever algo sobre a história num quadrado de cartolina. No final da semana juntaram todos os quadrados ilustrados e os braços decorados, e construíram um painel coletivo que esteve exposto na escola. Com esta atividade pretenderem promover nos alunos os princípios de: aceitação, inclusão, respeito, altruísmo, compreensão, solidariedade, humanidade, tolerância e igualdade para com os outros.
Cartaz coletivo realizado por todas as turmas da Escola Básica de Amoreira! "Somos todos diferentes" ❤️
Os alunos da Escola Básica de Casal dos Apréstimos comemoraram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) participando em atividades promovidas pela equipa de Educação Especial, em articulação com a Biblioteca Escolar.
Tendo por base livros relacionados com a temática, os alunos assistiram a uma sessão de estórias, na biblioteca da escola.
Juntaram-se a esta atividade utentes da instituição Elo Social, Associação para a Integração e Apoio à Pessoa com Deficiência Mental, cujos utentes se deslocaram à escola para assistir a sessões e participar nas atividades dinamizadas.
O projeto “Recreios Inclusivos” - consiste na realização de atividades, jogos e dinâmicas, no espaço do recreio, para todos os alunos, fomentando assim a inclusão e a participação de todos em atividades lúdicas no espaço escolar. Escola Básica Casal dos Apréstimos.
As professoras de Educação Especial em colaboração com os pais dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica de Amoreira, organizaram a “Feira das Coisas Bonitas”, uma feirinha artesanal onde cada criança da escola poderia escolher/ comprar um objeto feito pelos os alunos do CAA, com o objetivo de se adquirir material didático.
As docentes da Unidade de Apoio à Multideficiência da Escola Básica da Amoreira iniciaram, em novembro, um projeto anual, intitulado Manhãs Sensoriais que visa proporcionar aos alunos experiências multissensoriais alusivas às quatro Estações do Ano. A primeira sessão teve como tema o Outono e participaram várias turmas da escola. As professoras dramatizaram um teatro de sombras da história “O Ladrão de Folhas”, seguindo-se a participação dos alunos em ateliers sensoriais que proporcionaram a exploração de formas, sons, cores, cheiros, texturas e sabores. A partir das folhas de outono pintadas nas sessões, construímos um painel coletivo que foi exposto na escola. As estações do ano oferecem um cenário perfeito para essas experiências, pois cada uma traz consigo características únicas e marcantes.
Em Janeiro, as sessões tiveram como tema o Inverno e participaram várias turmas do agrupamento. As professoras de Educação Especial dramatizaram um teatro com luz negra da história “O Ladrão de neve”, seguindo-se a participação dos alunos em ateliers sensoriais.
CAA/UAM Escola Básica de Amoreira
E com a chegada da primavera as Manhãs Sensoriais ganharam cor: as professoras de Educação Especial interpretaram a história “Essa flor é minha” com um lindo cenário muito colorido e primaveril. De seguida os alunos foram convidados a participar nos ateliers sensoriais onde brincaram com pauzinhos, fizeram jogos com elementos da natureza, pinturas com terra e observaram à lupa, os constituintes de uma flor.
CAA/UAM da Escola Básica de Amoreira
Com o fim do ano a aproximar-se e o calor a fazer-se sentir, as docentes de Educação Especial prepararam mais uma atividade do projeto Manhãs Sensoriais, com o tema do fundo do mar, em luz negra. Toda a sala foi decorada com elementos do mar e as professoras contaram uma história inventada sobre a poluição dos mares. Nos ateliers que se seguiram os alunos construíram um painel com o fundo do mar em cores florescentes, brincaram com areia mágica e areia da praia, observaram o esqueleto de animais marinhos e descongelaram animais do mar.
Na Escola Básica de Amoreira, o CAA/UAM em articulação com todas as professoras titulares, construiu um enorme laço com peças de puzzle pintadas por todas as crianças da escola. As Professoras de Educação Especial foram a todas as salas desenvolver atividades com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o Autismo, promover a inclusão e lembrar a diversidade de pessoas que possuem esta perturbação.
Na sala Snoezelen da Escola Básica de Amoreira, as crianças do CAA embarcaram numa experiência multissensorial, através da história “A Sinfonia dos Animais” de Dan Brown.
Foram explorados os sentidos e promovidos grandes momentos de relaxamento e de bem-estar da criança.
O Maestro Rato preparou às crianças uma grandiosa surpresa sinfónica! Levou as crianças a viajar pelos bosques e pelos mares com os animais, através de sombras coloridas projetadas na parede e também exploradas na mesa de luz! Cada animal tinha um segredo para contar e uma música específica para escutar.
As crianças ouviram muito atentamente as melodias e exploraram o instrumento musical que correspondia ao animal. Foi uma atividade muito enriquecedora e muito bem recebida por todas as crianças.
O nosso Espantalho!
O CAA/UAM da Escola Básica de Amoreira participou na exposição de espantalhos organizada pela Câmara Municipal de Odivelas e pelo Centro Hípico da Paiã.